Sem essa fundação sólida, as interfaces do usuário seriam meras fachadas sem funcionalidade real por trás delas. Este tipo de arquitetura ajuda os desenvolvedores a lidar com projetos de aplicativos rapidamente. A execução de aplicativos em nuvem também é descomplicada, pois terceiros se encarregam do gerenciamento e do dimensionamento do servidor. Além de libertar o desenvolvedor de dores de cabeça de gerenciamento de servidor, os especialistas consideram a arquitetura sem servidor mais segura. A razão é simples; provedores de back-end experientes podem lidar com problemas de segurança com mais eficiência.

  • Python é celebrada por sua legibilidade e versatilidade, atuando em desenvolvimento web, ciência de dados e automação.
  • Uma razão para o JavaScript estar no topo da lista é que ele é útil tanto para desenvolvedores frontend quanto para desenvolvedores backend.
  • Um backend developer é responsável por testar e depurar o código para garantir que o sistema funcione corretamente.

Embora o desenvolvimento curso de desenvolvimento web seja frequentemente um trabalho individual, a capacidade de se comunicar e colaborar com outros membros da equipe é fundamental. Um bom desenvolvedor back-end deve ser capaz de trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento e contribuir para o sucesso do projeto. Colabore em projetos de código aberto ou encontre um mentor que possa orientá-lo em sua jornada de aprendizado.

Estude os Conceitos de Desenvolvimento Web

Igual ao Java, existem um monte de tutoriais e guias onlines, tornando ela uma das linguagens back end mais acessíveis para quem está começando. Enquanto que o Java é extremamente popular com desenvolvedores desktop e de softwares empresariais, ela é menos fácil para um iniciante se comparado com o Python. Isso ocorre porque essa linguagem é mais detalhada e exige que você digite mais códigos para criar recursos; como resultado disso, o Java vale menos a pena para https://www.pensarcontemporaneo.com/o-papel-da-ciencia-dos-dados-na-era-da-informacao/ quem está começando. O que torna o Java tão versátil é a Máquina Virtual Java ou Java Virtual Machine (JVM). Com muitas linguagens de desenvolvimento back end,  a compilação de um programa cria um código que pode ser executado de forma diferente se os computadores em que é executado forem diferentes. A máquina virtual do Java funciona como uma camada intermediária que consegue rodar códigos em quaisquer computadores, independente de onde o código foi compilado.

Você pode se familiarizar com Git instalando-o em seu computador e criando uma conta no GitHub.com. Por uma coisa, você pode usar um sistema de controle de versão para reverter para uma versão anterior do seu código se algo der errado. É uma habilidade que parece boa em um currículo – mas você deve aprender SQL primeiro. As APIs RESTful são baseadas no estilo arquitetônico REST (Representational State Transfer). Ao contrário do SOAP, REST não requer XML – você pode obter resultados em uma linguagem que funciona bem para o seu projeto. Pode parecer bastante desajeitado hoje, mas é tão essencial para os desenvolvedores como sempre.

Desenvolvedor back end: o que faz, formação e salário

As linguagens back end podem ser escritas tanto de forma estática ou dinâmica. O primeiro é mais rígido, mas melhor para encontrar erros, onde que o último é mais flexível, mas permite com que as variáveis mudem os tipos (no qual pode contar com erros inesperados). Isso se deve ao fato de estar em contato direto com as regras de negócio que serão implementadas para que o sistema funcione. Outro ponto positivo é que você poderá atuar não só como pessoa desenvolvedora back-end, mas também como full-stack se possuir noções de front-end. O JavaScript pode ser aplicado na construção de aplicações back-end, web e mobile híbrida.

Os desenvolvedores back-end também precisam dominar o gerenciamento de servidores para garantir que as aplicações estejam acessíveis e operacionais. Apache e Nginx são dois dos servidores web mais populares, cada um com suas peculiaridades. Um servidor web ou web server é um software e hardware que utiliza HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e outros protocolos para responder a outras solicitações dos clientes. Como um desenvolvedor backend, você talvez precise saber sobre tecnologias de servidor web de produção, tal como load balancer (por exemplo, Nginx e HTTP proxies). Go é uma linguagem de programação backend rápida, sendo que consegue traduzir seu código fonte para código de máquina no seu próprio compilador.